quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governador Camilo Capiberibe empossa membros do Conselho Estadual de Educação
Da Redação
Agência Amapá  

A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20, no Palácio do Setentrião, e contou com a presença da deputada federal Janete Capiberibe; presidente do Conselho Estadual de Cultura, Maria Madalena Mendonça; o violonista Nonato Leal; secretária de Educação, Elda Araújo; vereadora  Neuzinha Velasco; Domingos Belo, vereador de Mazagão; vereador Rocha do Sucatão; deputados estaduais Joel Banha, Manoel Brasil e Jorge Salomão; secretária de Desenvolvimento Rural, Cristina Almeida; e do chefe de Gabinete do GEA, Délcio Magalhães.

O Conselho de Educação é formado por 22 membros, sendo dois conselheiros natos e mais nove indicados pelo governador do Estado e 11 apresentados por entidades e segmentos da sociedade civil, obedecendo aos critérios de conhecimento técnico, experiência na área de educação comprovados por meio de títulos acadêmicos e trabalhos realizados, ética pessoal e profissional.

Eleição da diretoria

A atual presidente do Conselho, Madalena Mendonça, ficará no cargo até o dia 1º de junho. No dia 2 deverá ser empossada a nova diretoria para o biênio 2015/16. O processo eleitoral inicia dia 20 e vai até 30 de maio. Os conselheiros indicados ficarão no cargo durante quatro anos. Para eleger-se, a candidata ou candidato deve obter o número de votos mínimo de 50% mais um.
O Conselho de Educação foi criado por iniciativa do governador do então Território Federal do Amapá, Ivanhoé Gonçalves Martins, por meio do Decreto nº 16/1972, de 4 de outubro de 1972, o Conselho de Educação do Território do Amapá (Ceta). Mas a instalação, entretanto, só ocorreu no dia 16 de abril de 1973, com a primeira reunião plenária.

Em 1985, também através de decreto, assinado pelo governador Anníbal Barcellos, foi extinto o Ceta e instituído o Conselho Territorial de Educação (CTE), constituído de 11 membros com mandado de cinco anos.

Em 1988, em razão da transformação do extinto Território Federal do Amapá em Estado, ocorrida em 5 de outubro de 1988 com a promulgação da Constituição Brasileira, o CTE recebeu a designação de Conselho Estadual de Educação (CEE), integrado por 12 membros.

Édi Prado/Secom


Nenhum comentário: