Mais de 60% dos alunos de escola pública têm computador em casa
A maioria dos alunos de escolas públicas do país (62%) tem computador
em casa, aponta a pesquisa TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Educação 2012, divulgada hoje (23) pelo CGI.br (Comitê Gestor da
Internet no Brasil). O número é crescente desde 2010, primeiro ano do
levantamento, quando o percentual era 54%. No ano passado, essa
proporção entre estudantes da rede pública já tinha avançado para 56%.
A abordagem reuniu informações de 856 escolas públicas e privadas,
selecionadas a partir do Censo Escolar de 2011. Foram entrevistados
professores de português e matemática, alunos dos ensinos fundamental e
médio, além de coordenadores pedagógicos e diretores.
Também houve avanço do acesso à internet pelo celular entre os alunos
de escolas municipais e estaduais: crescimento de 14 pontos percentuais
na comparação com 2011, alcançando 44% dos entrevistados. No ensino
privado, a proporção de estudantes que acessam internet pelo celular é
maior, atingindo 54% dos entrevistados.
Em relação aos professores, a pesquisa mostra que a presença do
computador e da internet em casa está próxima da universalização. No
último levantamento, o percentual já chegava a 96%. A maioria deles tem o
computador como suporte para desenvolver habilidades e usa a internet
para manter contatos informais com outros educadores.
O estudo chama a atenção ainda para a necessidade de ampliar políticas
públicas de incorporação das tecnologias digitais no ambiente escolar. A
sala de aula, por exemplo, ainda não incorporou plenamente o uso dessas
ferramentas, apesar de ter aumentado o uso de computadores entre os
professores durante as atividades. A prática de ensinar os alunos a usar
o computador e a internet – que é feita de forma esporádica – ainda é a
atividade escolar em que mais se aplica essas tecnologias.
Do ponto de vista da infraestrutura, as escolas analisadas apresentaram
maior presença de computadores portáteis, o que revela uma
possibilidade de uso dessas tecnologias para além das tarefas de gestão
escolar ou das atividades nos laboratórios de informática. Entre os
fatores limitantes para esse uso, no entanto, está a quantidade de
equipamentos disponíveis e a velocidade de conexão à rede.
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